Na 22ª e última jornada da fase regular do Campeonato Nacional, o Esmoriz GC recebeu o segundo classificado da tabela, o SC Espinho. Os tigres, que ganharam recentemente a Taça de Portugal, vieram bater o Esmoriz por 1-3 (23-25; 27-25; 18-25; 16-25), confirmando assim o bom momento que atravessam.
Equipa inicial: Bruno Gonçalves (3), André Rosa (7), Rui Moreira (12), José Pinto (13), Marco Sousa (17), Paulo Gomes (18) e o líbero Diogo Neto (10).
Suplentes: Pedro Ribeiro (6), David Marques (8), Mário Fortes (9), Ricardo Alvar (11) e o líbero Daniel Marques (14)
Importa, evidentemente, não deixar passar em branco a grande prestação dos atletas do Prof. Bruno Lima, que, não obstante a derrota e sabendo de antemão do favoritismo dos espinhenses, arrancaram ainda assim uma ótima exibição.
Sem querer entregar facilmente a partida, o Esmoriz equilibrou o primeiro set até à ultima, mas um bloco a José Pinto confirmou o fecho do parcial em 23-25. O segundo set manteve as circunstâncias do jogo e caiu mesmo para os esmorizenses, por 27-25. Depois, o SC Espinho elevou o nível e mostrou-se difícil de equiparar, resolvendo o encontro com um 18-25 e 16-25.
O Esmoriz GC termina assim o campeonato na sexta posição, fazendo 32 pontos.
Segundo as novas regras, agora os 4 primeiros classificados (SLB, SCE, AJFB e CMGC) disputarão o play-off para campeão de elite. Enquanto isso, o Esmoriz GC jogará o play-off para apurar o campeão nacional, juntamente com o Vitória SC, AAS Mamede e SC Caldas. Os restantes (VCV, LSC, AAE e ACM), competirão no play-off para definir quem desce de divisão.