O último Playoff da temporada dos Seniores Masculinos do Esmoriz Ginásio Clube não podia ter corrido melhor. Num duelo à melhor de 3 encontros contra o Famalicense AC, os rapazes da Cidade Voleibol foram autoritários e nem precisaram da terceira partida para fechar as contas a seu favor.
Na terça-feira passada, em Vila Nova de Famalicão, o Esmoriz GC venceu o FAC por 1-3 (25-14; 20-25; 15-25; 16-25). Os bracarenses até começaram melhor, mas a apatia dos comandados do Prof. Bruno Lima rapidamente deu lugar ao domínio com que abordaram as operações a partir do 2º set.
Já hoje, em solo esmorizense, a equipa voltou a ser mais forte. A vitória de 3-1 (20-25; 25-19; 25-17; 25-11) espelha bem o poderio do Esmoriz GC, encerrou as contas da eliminatória e permitiu acabar a época em beleza e agarrar o 7º lugar geral do Campeonato Honda.
A época foi de muitas conquistas e deixou os adeptos da Barrinha com expetativas elevadas.
Na fase regular, os Seniores Masculinos não só alcançaram com distinção a manutenção a que se propuseram no começo de época, como ainda se intrometeram na luta pelo acesso ao Playoff de Elite do Campeonato até bem perto das jornadas finais.
Nas contas gerais, a equipa ficou com 6º lugar e, ao cabo de 26 jogos, obteve um registo de 16 vitórias e 10 derrotas. O destaque vai para a dupla vitória sobre o rival eterno, SC Espinho, na primeira e segunda volta de Campeonato; e também para a série consecutiva de 7 vitórias (Campeonato e Taça) entre 8 de Dezembro de 2018 e 27 de Janeiro de 2019.
Já o score em jogo a eliminar foi mais modesto, ainda que a equipa tenha deixado boas indicações mesmo quando saiu derrotada dos seus embates.
Na Taça de Portugal, os Seniores Masculinos não tiveram dificuldades em chegar aos quartos-de-final da Prova Rainha. A formação da Barrinha eliminou o CS Marítimo no seu reduto (3-0) e marcou encontro com o Sporting CP no acesso às meias. A batalha no Pavilhão João Rocha foi intensa, mas o Esmoriz GC despediu-se com desaire de 3-1 perante o, na altura, detentor do troféu.
Por seu turno, no primeiro Playoff do Campeonato Honda, o Esmoriz GC também não se deu bem. Contra uma AA S. Mamede (a quem até tinha vencido os 2 encontros da fase regular), os esmorizenses não conseguiram explanar o favoritismo com que chegaram à contenda e perderam por 3 jogos sem resposta (3-1, 3-1 e 3-2). Partidas de equilíbrio máximo, decididas nos pormenores, mas que caíram sempre a favor dos academistas.
Restava a decisão do 7º lugar e, pelo menos aí, a equipa não claudicou. De resto, os registos contra o Famalicense AC até superaram os da fase regular do Campeonato (onde o EGC tinha vencido duas vezes por 3-2) e trouxeram um maior fôlego à conclusão de 2018/19 dos Seniores Masculinos.
A direção do Esmoriz GC felicita os Seniores Masculinos pela campanha protagonizada esta temporada. Nos bons e maus momentos, damos ênfase ao profissionalismo e ética demonstrados pelos atletas e equipa técnica.
Para a história ficam as memórias de uma temporada de muito trabalho e abnegação. 33 jogos oficiais e 8 meses depois, fechamos assim mais uma época de objetivos cumpridos para o clube e para os nossos adeptos.
Obrigado a todos os envolvidos.