O Campeonato Honda está prestes a começar. Depois de uma pré-época extensa, a prova principal do voleibol português arranca já no próximo sábado com 14 equipas a entrar em campo, entre as quais o Esmoriz Ginásio Clube. A formação da Barrinha procura ficar na metade superior da tabela classificativa, aproveitando o que de bom foi feito em 2018/19 e acrescentando valor para objetivos ainda maiores.
EQUIPA TÉCNICA MANTÉM-SE
O Prof. Bruno Lima é o homem escolhido para continuar ao comando dos Seniores Masculinos. O treinador, que está na equipa principal do Esmoriz GC desde a temporada 2016/17, recolheu resultados interessantes para o clube e, em dupla com o Prof. João Rocha (treinador adjunto), tem um conhecimento profundo do Campeonato Honda: onde, inclusivamente, ambos jogaram como atletas do EGC.
Depois do 7º lugar de Campeonato e dos quartos-de-final da Taça de Portugal na época passada, a equipa técnica do Esmoriz GC procura, numa primeira fase, garantir o lugar entre as 8 equipas que disputarão o playoff e, depois, lutar por algo mais.
Recorde-se que, sob o comando do Prof. Bruno Lima, o Esmoriz GC esteve duas vezes envolvido no apuramento do 5º ao 8º lugar do Campeonato Honda, onde conseguiu um 6º lugar (2016/17) e um 7º lugar (2018/19).
VALOR DA EXPERIÊNCIA E IRREVERÊNCIA DA JUVENTUDE
Como clube formador que é, o Esmoriz GC preenche mais uma vez o seu plantel com uma aposta forte nos jogadores jovens da casa e vindos dos escalões de base do clube. No entanto, o plantel dos Seniores desta temporada apresenta também um enorme acréscimo de experiência e valor inegável dentro do voleibol nacional.
Desde logo pela inclusão de um dos maiores símbolos da modalidade: Roberto Reis. Com um currículo invejável de 8 Campeonatos Nacionais Indoor, 8 Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia, 5 Taças de Portugal e 7 Supertaças, o zona 4 internacional português de 39 anos regressa à casa de partida (vindo do Sporting) em plena forma e pronto a capitanear a equipa do seu coração.
Chegado também de Alvalade está Hugo Ribeiro, outro atleta com imensas provas dadas. O líbero – que até já tinha representado o EGC em 2005/06 – já ganhou 8 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e uma Top Teams Cup.
Dois incrementos enormes de experiência que vão criar bases para que um plantel tão jovem – em que 11 dos 14 jogadores integrantes têm menos de 23 anos – cresça e possa mostrar o seu valor o mais rapidamente possível.
E, por falar em juventude, a atuarem pela primeira vez no escalão máximo do voleibol nacional estão 4 jogadores da Formação do EGC: Gonçalo Sousa, Frederico Baptista, João Francisco e José Afonso Neves. Todos são internacionais jovens por Portugal, foram Campeões Nacionais de formação em Esmoriz e, na época passada, ajudaram os Seniores Masculinos B na sua campanha da II Divisão.
Por fim, o plantel desta temporada conta ainda com alguns velhos conhecidos da competição: Frederico Santos, André Rosa, Rafael Santos, Diogo Oliveira, Humberto Silva, José Pedro Andrade e José Pedro Pinto mantêm-se ao serviço do Esmoriz GC, tal como no ano passado; já Bruno Santiago (ex-AA S. Mamede) é reforço para a posição de distribuidor.
Um plantel de 14 jogadores em que 10 dos seus elementos têm formação total ou parcial na cantera do Esmoriz Ginásio Clube.
PRÉ-ÉPOCA DE ENORME SUCESSO
A pré-temporada do Esmoriz GC foi pautada pela presença em torneios de preparação e muitas vitórias.
No espaço de menos de um mês, os Seniores Masculinos da Cidade Voleibol participaram no Torneio das Nozes (Gondomar), Torneio das Termas (Caldas da Rainha), Torneio das Vindimas (Lamego) e Torneio da Barrinha (Esmoriz). O saldo fixou-se em 9 jogos, 7 vitórias e 3 troféus arrecadados.
O maior destaque vai mesmo para o triunfo categórico sobre o Sporting, a 29 de Setembro, na final do Torneio das Termas. A vitória de 3-0 (25-22; 32-30; 29-27) sobre os leões foi o ponto alto de uma pré-temporada onde a equipa quase conseguiu também a surpresa sobre o Campeão Nacional, SL Benfica.
Em pleno Torneio das Vindimas, o Esmoriz GC levou o jogo contra os encarnados, nas meias-finais, a um quinto set, tendo saído derrotado por 3-2 depois de algumas decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem.
No entanto, para fechar a fase de preparação em beleza, o Esmoriz GC ainda organizou e venceu o Torneio da Barrinha, no passado fim-de-semana. A vitória de 3-2 (26-28; 25-23; 25-16; 23-25; 15-11) sobre o SC Espinho, na final, perante quase 700 esmorizenses, foi o ponto alto do Torneio.
DUAS DESLOCAÇÕES ANTES DA ESTREIA EM CASA
Com os jogos oficiais à porta, o Esmoriz GC olha para o calendário próximo com a máxima responsabilidade.
A estreia no Campeonato Honda faz-se em Vila Nova de Famalicão, perante o Famalicense AC. Os bracarenses já foram derrotados pelo Esmoriz GC esta temporada, no Torneio das Nozes. No entanto, a deslocação ao reduto do FAC é sempre muito complicada e, na época passada, o Esmoriz GC teve de suar para garantir um 3-2 e dois pontos somados.
Antes da estreia na Barrinha, a equipa do Prof. Bruno Lima terá ainda novo compromisso no Minho, na 2ª jornada, com a deslocação ao reduto do Vitória SC.
Outubro fechará, por fim, com a receção ao Clube Kairós. Já Novembro abre com um excitante desafio entre Esmoriz GC e SL Benfica.
Convidamo-lo a conhecer ao pormenor a equipa dos Seniores Masculinos do Esmoriz GC.
EQUIPA TÉCNICA
Diretor Desportivo: António Guilherme Costa
Treinadores: Bruno Lima, João Rocha
Fisioterapeuta: Bártolo Amorim
PLANTEL PRINCIPAL
Distribuidores: Bruno Santiago, Frederico Santos
Zonas 4: André Rosa, Diogo Oliveira, João Francisco, Rafael Santos, Roberto Reis
Centrais: Humberto Silva, José Afonso Neves, José Pedro Andrade
Opostos: Frederico Baptista, José Pedro Pinto
Líberos: Gonçalo Sousa, Hugo Ribeiro
Texto: Pedro Silva
Imagem: Direitos Reservados